Fundamento das variáveis Shell

Durante sua execução o bash mantém um conjunto de variáveis de shell, as quais, contém informações importantes para sua execução. Estas variáveis podem ser definidas manualmente a qualquer momento.

A primeira variável do shell chama-se PS1 (prompt string 1). Essa variável armazena o conteúdo do prompt que é exibido quando o bash está pronto para aceitar comandos. Quando o bash precisa de entrada com multiplas linhas para completar um comando ele utiliza uma variável chamada PS2 (prompt string2).

Você pode visualizar o conteúdo destas variaveis ou de qualquer outra, usando o comando “echo” com o nome da variável precedido pelo simbolo $:

echo $PS1

Geralmente você terá um prompt informativo, algo como:

[\u@\h \w]\$

Cada um dos caracteres acima precedidos por \ (barra) possui um significado especial para o bash,enquanto os sem este caractere são interpretados literalmente, neste exemplo, \u é substituido pelo nome do usuário, \h é substituido pelo nome do host do sistema, \w é substituido pelo path não-qualificado (ou basename) do diretório atual, e \$ é substituido pelo $ (a não ser que você seja o root, em cujo caso \$ é substituido por #); isto gera o seguinte prompt:

[alax@meupc alax]$

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários

Ainda não há comentários.

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes