Hackers Linux, é por ele ser um dos sistemas operacionais mais usado por hackers

Uma breve introdução

Linux é um sistema operacional que foi inicialmete criado por um estudante de programação chamado Linuz Torvalds e desenvolvido com a colaboração de milhares de programadores ao redor do mundo, inclusive de hackers. Sua idéia era criar um sistema semelhante ao Minix(que era derivado do Unix), porém com mais recursos. Posteriormente o kernel(núcleo) do Linux foi implementado com programas do projeto GNU e assim se formou o GNU/Linux. O GNU/Linux ainda continua em desenvolvimento. Ele tem o código-fonte aberto, ou seja, qualquer um pode executar, copiar, distribuir, modificar e estudá-lo. E isso facilita e muito para quem estuda programação.

E por que o GNU/Linux é o sistema operacional mais usado pela maioria dos hackers?

Uma das principais caracteristicas do Linux é o seu incrível desempenho em redes. Diz-se que o protocolo TCP/IP
implementado pelo Linux é um dos mais rápidos, superando outros sistemas operacionais em desempenho. Até porque o Linux
nasceu e foi desenvolvido através da Internet.
A maioria dos programas usados por hackers utiliza a grande rede Internet para chegar ao alvo e é muito importante que a transmissão de dados seja rápida e segura. Daí porque os hackers usam GNU/Linux. Além disso, o Linux disponibiliza várias
ferramentas úteis para suas aventuras, tudo já instalado! O Slackware é um exemplo.
Outro motivo é que o Linux tem o código aberto, possibilitando aos hackers modificá-lo conforme sua necessidade.

Agora é preciso esclarecer alguns conceitos, pois hacker não é aquele que cria vírus de computador, invade sistemas para destrui-los, rouba senhas dos outros com más intenções, etc. Estes não são hackers e sim criminosos, ou em jargão, crackers. Aqui está uma concepção boa sobre o que é hacker:

“Conhece muito sobre sistemas operacionais, protocolos de endereçamento, arquitetura TCP/IP. É o cara que sabe de tudo, invade sistema, não para destruir mas para aprender mais do que já sabe, não fala muito sobre seus conhecimentos, etc…”. Hacker também é chamado de Geek. Mas não confunda com cracker. Portanto eles são diferentes.

É costume também chamá-los de Fuçadores, devido ao seu instinto de pesquisar as coisas a fundo e fuçar tudo que for possível.

O GNU/Linux não é o único sistema operacional usado por hackers. Existem outros como o VAX/VMS, Cisco. Mas quem estar iniciando o ideal é o GNU/Linux. Na maoria dos sites sobre hackers se fala em aprender Unix. Na verdade eles estão se referindo ao GNU/Linux. Ou ainda a algum outro derivado do Unix, como FreeBSD e companhia. Lembrando também que o próprio GNU/Linux tem várias distribuições!

O que aprender primeiro?

A principal habilidade dos hackers é a de saber programação. Segundo Eric S. Raymond, um eminente hacker, as linguagens mais importantes para hackear são C, Lisp e Perl. E conforme ele mesmo disse elas abordam diferentes aspectos da lógica de programação e cada uma tem seus pontos fortes.

Saiba que não é tão simples aprender programação, exigi tempo, estudo e dedicação.
A linguagem C é uma das mais importantes! Mas Perl não fica para trás. Ela é conhecida como “a linguagem dos hackers”. A diferença básica entre elas é que C é compilável e Perl é interpretada.

Uma coisa interessante é que a maoiria dos códigos-fonte de PortScans, Trojans, BackDoors, Sniffers, etc, são feitos em C.

Eric julga importante também aprender a programar em HTML, a linguagem de markup da Internet. Para então fazer uma home page. Mas fazer uma home page não o tornará hacker. Há muita coisa a aprender. Visite o site www.linux.ime.usp.br. Lá você encotrará uma boa tradução do HOWTO de Eric Raymond e informações sobre como se tornar um hacker.


O conhecimento necessário para se tornar um hacker é geralmente adquirido através de livros! Pois ninguém vai dá dicas ou programas já feitos, ou seja, tudo mastigado(principalmente se o cara for um hacker). Também nenhum site substitui um bom livro, apesar de existir bons sites. Então arranje quantas livros puder sobre os assuntos citados aqui depois leia, releia e estude-os até entender. Apostilas eletrônicas também é valido, mas realmente é um saco ler pelo monitor, porque cansa muito a vista. Eu fico no máximo uma hora lendo as apostilas eletrônicas que tenho. Um dos melhores sites que encontrei o qual tem apostilas para fazer download é o www.apostilando.com(este site está na lista de links ao lado). Basta você se cadastrar, as apostilas são grátis.

Estive pesquisando por aí e achei uns arquivos textos bem interessantes. Eles são chamados de Zines, são escritos por
hackers ou grupos de hackers. Geralmente em formato txt(disponibilizei alguns na seção de downloads deste site). Procure por ai, talvez você encontre algo mais.

O GNU/Linux é um dos mais indicados para quem está querendo se iniciar no mundo hacker. Com ele você pode aprender shell script e programação. E o GNU/Linux tem ótimas ferramentas para você começar a escrever scripts e um excelente compilador chamado gcc.

Depois comece a estudar sobre redes, protocolos, segurança de um sistema, firewalls e por ai vai. Tudo isso você pode estudar no Linux. Só hoje vejo a importância de se estudar Redes para hacking(hackear em português)!

Programação Shell, o poder dos comandos Unix unidos num só

Tudo relativo a scripts feitos em shell, está relacionado a comandos já existentes no Linux. Um script shell é um programa composto por comandos do Linux, podendo conter também comandos de linguagens interpretadas como Perl. Geralmente são escritos para simplificar uma tarefa administrativa ou outra qualquer.

Para ver exemplos de scripts clique aqui: exemplos de scripts.

Depois, o que fazer para ser reconhecido como um hacker?

Continue estudando, estude tudo que puder até o dia em que um hacker o chame de um. Eu mesmo não sou um. Esta página é apenas um estagio para eu se tornar um, quem sabe. Mas ela não é apenas uma experiência, pois procurei colocar aqui informações relevantes aos que pretendem se tornar hackers, usando principalmente o Linux.

Vamos lá! Comece procurando por uma distribuição e depois instala ela. Geralmente se começa com Conectiva, Redhat, Kurumin, etc. Não pretendo falar qual é a melhor ou mais indicada, é você que deve
escolher. Então, mãos à obra. Visite os links que indiquei, serão de grande ajuda. Quem sabe depois
você use um Slackware, Gentoo ou um Debian!



Veja uma tradução das palavras do Linuz Torvalds sobre o Linux:
“Este é um programa feito por e para hackers. Eu gostei de fazer ele, e alguém
pode começar a olhá-lo e até mesmo modificá-lo às suas necessidades. Ele ainda é
pequeno para entender, usar e modificar, e eu estou otimista em relação a algum
comentário que vocês tenham a fazer.”

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários

pow, parabéns pelo post hein
, n podemos esquecer tb de pascal+objectpascal=delphi e java tb

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes