Gravando a imagem ISO do Linux no Windows

Neste tutorial vou mostrar como efetuar a gravação de uma imagem ISO do Linux no “Windows”, usando dois software livre, um para verificar a integridade do arquivo e outro para fazer a gravação do CD ou DVD.

Uma das primeiras dificuldades que os iniciantes no mundo livre encontram, é a gravação da imagem do CD do Linux – ou seja, um CD completo, em forma de um único arquivo -, que, na maioria das vezes, é reconhecida no Windows como um arquivo compactado e, por isso, é relacionada ao Winrar, provocando uma confusão na hora de gravar a imagem.

Para ajudar você a iniciar no Linux sem dor de cabeça e desperdício de mídias, vou ensinar neste tutorial como efetuar a gravação da imagem sem complicações e o melhor: com uso de programas livres. :)

O primeiro passo é baixar os programas necessários:

MD5Sum – (476k) – usado para verificar a integridade da imagem ISO;

InfraRecorder – (3.17MB) – usado para a gravação do CD ou DVD.

Após o download, instale-os normalmente.

Primeiramente, vamos verificar se a imagem não está corrompida, pois, às vezes, no decorrer do download, erros podem ocorrer, danificando a imagem de CD, o que pode causar erros no boot ou na instalação da distribuição Linux de sua escolha.

Abra o MD5Sum e selecione a imagem ISO como mostrado nos screenshots.

Imagem 1

Imagem 2

NOTA: O processo pode demorar um pouco, de acordo com a configuração do seu computador e do tamanho da ISO a ser checada.

Imagem 3

Após completado o processo, você deve verificar, no canto esquerdo, se a bolinha está verde. Verifique, também, se a seqüência de letras e números do lado direito correspondem com as encontradas no site do desenvolvedor.

NOTA: Se a bolinha estiver de outra cor e/ou se uma ou mais letras ou números estiverem diferentes, significa que a imagem esta corrompida e não deve ser gravada.

Imagem 4

Se tudo estiver correto, abra o InfraRecorder e selecione a ISO a ser gravada. Feito isso, clique no menu Ações e, por último, em Gravar Imagem.

Imagem 5

Selecione a imagem e clique em OK. Deverá aparecer a seguinte caixa de diálogo. Responda “Sim”, se você vai gravar uma imagem de DVD ou “Não” para gravar uma imagem de CD.

Imagem 6

Selecione a velocidade para gravação e certifique-se de que as caixas estejam marcadas como mostrado no screenshot, e clique em OK.

NOTA: Não é recomendado o uso de mídias CD-RW, nem o uso de velocidades altas para gravação.

Imagem 7

O processo de gravação foi iniciado! Agora, é só aguardar…

Imagem 8

Se tudo correu bem, sua ISO foi gravada com sucesso!

Imagem 9

Para dar o boot com o CD do Linux você precisa configurar a Bios, como mostrado no screenshot.

NOTA: Essa tela pode variar de um computador para outro.

Imagem 10

Para que o boot sejá feito pelo CDROM deixe ele em primeiro na fila do boot.

Imagem 11

Salve a configuração e coloque o CD na bandeja do CDROM.

Imagem 12

Bom, é isso aí, pessoal!

Até o próximo tutorial.

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários

Ainda não há comentários.

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes