VMware: Criando uma nova máquina virtual

Parte 1 – Criando novas máquinas virtuais

01. No site da VMware (www.vmware.com), você poderá obter várias informações sobre o VMware Workstation e sobre outros produtos da VMware (especialista em virtualização de sistemas). O site exige um cadastro (com e-mail válido) para baixar o VMware Workstation – versão 5.5.1, 84MB de download, shareware por 30 dias - acesse o link para se cadastrar e um número de ativação será enviado.

02. Após a instalação (um tanto longa, mas bem simples, principalmente para um software do gênero), você deverá inserir o número serial recebido em seu e-mail cadastrado na VMware (clique em Enter> para continuar). A instalação estará completa e você deverá reiniciar seu computador.

03. Após o reinício do sistema, abra o VMware, no grupo do Menu Iniciar ou pelo atalho da área de trabalho. A janela principal do VMware exige três opções principais.

New Virtual Machine: Abre o assistente de criação de novas máquinas virtuais (clique nesta opção)

New Team: Permite reunir várias máquinas virtuais para a criação de redes virtuais entre elas.

Open Existing VM or Team: Abre um time de máquinas virtuais ou máquina virtual já feita.

04a. Na primeira janela do assistente, você deverá escolher se criará uma máquina virtual típica (Typical) ou personalizada (Custom). Escolha a segundo opção para criar uma máquina virtual com recursos melhor definidos.

04b. Agora você deve definir se criará uma máquina virtual usando os novos recursos do VMware Workstation 5 (New – Workstation 5) ou se criará uma máquina virtual compatível com versões mais antigas do Vmware Workstation (Legacy). Escolha a primeira opção para usufruir dos novos recursos do VMware Workstation.

04c. Nesta tela, você deve especificar qual sistema operacional será instalado virtualmente (Guest operating system) e qual a versão do mesmo será utilizada (Version).

04d. Defina um nome para a sua máquina virtual (Virtual machine name) e uma pasta para que ela seja salva (Location). Lembre-se de que a máquina virtual em si não passa de um arquivo de configuração.

04e. O VMware permite que as máquinas virtuais usufruam o poder do processador duplo (caso você tenha dois processadores!). Nesta tela do assistente, basta escolher o número de processadores que serão usados pela máquina virtual.

04f. Chegamos à questão mais crucial do VMware Workstation. Nesta tela do assistente, você deverá escolher a quantidade de memória que será usada pela máquina virtual. Lembre-se de que você estará rodando um sistema operacional completo, então não tente economizar memória separando 64MB para um Windows Server 2003, por exemplo. Por este motivo, você precisa ter MUITA memória na máquina real para rodar um sistema virtual e o sistema real com folga. O VMware, com base no sistema operacional escolhido, dá dicas, colocando limites mínimos (seta amarela) e máximo (seta azul) para que nenhum dos dois sistemas sofra com falta de memória. Evidentemente, estas dicas não tem serventia se o próprio computadores tiver pouca memória (o meu tem 1.25 GB, suficiente para rodar 2 sistemas virtuais diferentes sem preocupação com falta de recursos).

04g. Chegou a hora de configurar a rede do computador. A opção mais útil é a primeira (Use bridged networking), que permite ao sistema virtual acessar a placa de rede como se ela fosse real. Você também poderá usar o recurso de NAT (Use network address translation) que faz o sistema virtual ter o IP do sistema real (incluindo Internet) e Use host-only networking, que faz o sistema virtual se conectar a uma rede virtual privada (VPN) com o sistema real.

04h. Esta etapa apresenta as configurações de HD, e não precisa ser modificada.

04i. Chegou a hora de criar um HD para o sistema virtual. Você poderá criar um HD virtual (Create a new virtual disk), usar um HD virtual já criado (Use an existing virtual disk) ou uma partição física mesmo, opção arriscada pois mexe com setor de boot e outras opções avançadas (Use a physical disk). Vamos usar a primeira opção e criar um HD virtual.

04j. Aqui, você define o tipo de HD virtual que será usado. Para compatibilidade, use a opção IDE, que é, de fato, a tecnologia mais difundida de interface de HDs.

04k. Defina o tamanho do HD (Disk size (GB)) e marque a opção de dividir o arquivo de HD virtual em arquivos de 2Gb, caso a partição onde o HD virtual será guardado tenha alguma incompatibilidade com arquivos grandes (Split disk into 2 GB files). O VMware permite alocar todo o espaço reservado para o HD virtual, tornando-o mais rápido (Allocate all disk space now), mas reservando todo o espaço do mesmo, mesmo que o sistema virtual ocupe menos espaço.

04l. Finalmente, escolha onde o HD virtual será salvo, e termine o assistente clicando em Finish.

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários

Ainda não há comentários.

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes