Recuperando partições apagadas.

Quem nunca perdeu dados importantes por problemas ou descuidos relacionados ao particionamento do HD. Vamos recuperar partições deletadas e recuperar sistemas de arquivos corrompidos, usando as ferramentas disponíveis no Linux.

Usando o Testdisk no Ubuntu
O Testdisk permite recuperar desde partições isoladas (incluindo as extendidas), até toda a tabela de partição, caso o HD tenha sido zerado. Ele suporta todos os principais sistemas de arquivos, incluindo FAT16, FAT32, NTFS, EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, LVM e Linux Raid.


Você pode instalá-lo via apt-get:
# apt-get install testdisk

Comece chamando o Testdisk como root:
# testdisk

Na tele inicial, selecione o HD que será analisado, acesse a opção “Analyse” e em seguida “Proceed”, para iniciar a varredura do disco.

Use a opção “Search” no lugar do Write. Isto ativa o teste mais longo, onde ele vasculha todos os setores do HD em busca de partições deletadas. Este segundo teste demora alguns minutos e, num HD com bastante uso, pode retornar uma longa lista de partições que foram criadas e deletadas durante a vida útil do HD. Neste caso, preste atenção para recuperar a partição correta.

Todas as partições listadas aqui parecem com o atributo “D”, que significa que a partição foi deletada. Para recuperar uma partição, selecione-a usando as setas para cima/baixo e use a seta para a direita para mudar o atributo para “*” (se ele for uma partição primária e bootável, como o drive C: no Windows), “P” se ela for uma partição primária ou “L” se ela for uma partição lógica. Lembre-se de que. no Linux, as partições de 1 a 4 são primárias e de 5 em diante são extendidas.

O ideal é que você faça todo o processo usando um live-CD, pois provavelmente você não terá mais nenhum sistema instalado. O Kurumin vem com o Testdisk pré-instalado a partir da versão 6.0

Fazendo backup e recuperando a MBR e tabela de partições.
Caso por qualquer motivo, os 66 bytes da tabela de particionamento sejam subscritos ou danificados, você perde acesso a todas as partições do HD. O HD fica parecendo vazio, como se tivesse sido completamente apagado.

Para evitar isso, você pode fazer um backup da trilha MBR do HD. Assim, você pode recuperar tudo caso ocorra qualquer eventualidade. Para fazer o backup, use o comando :
# dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1

Caso no futuro, depois da enésima reinstalação do Windows XP, vírus, falha de hardware ou de um comando errado a tabela de particionamento for pro espaço, você pode dar boot com o CD do Kurumin e regravar o backup com o comando:
# dd if=backup.mbr of=/dev/hda

Lembre-se de que o backup vai armazenar a tabela de particionamento atual. Sempre que você reparticionar o HD, não se esqueça de atualizar o backup.

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários

Ainda não há comentários.

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes