Free Hosting

Free Web Hosting with PHP, MySQL, Apache, FTP and more.
Get your Free SubDOMAIN you.6te.net or you.eu5.org or...
Create your account NOW at http://www.freewebhostingarea.com.

Cheap Domains

Cheap Domains
starting at $2.99/year

check

Goot um tradutor para o seu Ubuntu!

Icone do GootGoot é um novo tradutor multi-plataforma que faz uso da API do Google Translator. Assim, esta aplicação vem combater uma pequena lacuna que existia no Ubuntu que era a falta de um tradutor. Desta forma, a partir deste momento já não precisará de abrir o browser para fazer traduções, apenas precisará de abrir esta aplicação e digitar as frases a traduzir.

Apesar de tudo isto, existe um pequeno problema para alguns utilizadores: esta aplicação, como faz uso da API do Google Translator, precisa de ter acesso à Internet para obter as traduções.

Para além disso, existe outro pequeno pormenor que alguns utilizadores provavelmente não gostarão de saber: esta aplicação foi feita em Java. Isto significa que é necessário ter a máquina virtual Java ligada tornando o sistema mais pesado (consequência normal para qualquer aplicação Java).

Goot a traduzir para japonês

No entanto, nem tudo são contras! Esta aplicação é extremamente útil e, por isso, estes pequenos contras não devem ter grande importância. O facto de ter uma aplicação que rapidamente traduza qualquer frase para uma língua à nossa escolha é algo de incrível, por isso, indispensável num sistema operativo.

Lista de linguas disponiveis

Como funcionalidade principal, esta aplicação consegue traduzir qualquer frase de e para qualquer uma destas línguas: Alemã, Árabe, Búlgara, Catalã, Chinesa, Coreana, Croata, Dinamarquesa, Eslovaca, Eslovena, Espanhola, Filipina, Finlandesa, Grega, Hebraica, Hindi, Indonésia, Inglesa, Italiana, Japonesa, Letã, Lituana, Norueguesa, Polaca, Portuguesa, Romena, Russa, Sérvia, Sueca, Tcheca, Ucraniana e, finalmente, Vietnamita.

Goot a traduzir introducao do artigo

Por fim, e antes de explicar o processo de instalação, resta dar destaque à excelente funcionalidade permitida pelo Google Translator que é a auto-detecção da língua da frase que queremos traduzir!


Instalação

Actualmente não existe qualquer ficheiro nem repositório para instalar esta aplicação, por isso será necessário fazer download do programa e será também preciso criar manualmente o atalho do programa. Assim, para ter esta aplicação extremamente útil deverá seguir sequencialmente os passos descritos a seguir.

A fazer download do Goot

  • Depois de fazer download do ficheiro, descompacte-o num local seguro de forma a que não possa ser acidentalmente eliminado. Assim, aconselho a criar uma pasta chamada “.bin”, sem aspas, na sua Pasta Pessoal. Como esta pasta tem o caracter ponto no início do nome, esta pasta irá ficar oculta e só poderá ser acedida fazendo a combinação de teclas CTRL+H no Nautilus. Depois de ter a pasta criada, descompacte aí o ficheiro;

A extrair ficheiro compactado do Goot

  • Da descompactação irá surgir uma pasta com vários ficheiros. O que interessa é o ficheiro chamado “goot.jar”, o executável do programa. Se quiser desde já experimentar o programa, abra a consola nessa pasta (se não sabe como, visite esta página) e escreva o seguinte:
java -jar goot.jar

A executar o Goot

Crie um atalho no Menu Principal!

Como é óbvio, abrir o Goot desta forma é bastante inconveniente, por isso, o melhor é criar um atalho no menu principal para poder facilitar a execução da aplicação. Assim, comece por editar os atalhos do Menu, clicando com a tecla da direita do rato em cima do menu e escolhendo a opção “Editar Menus“. Na nova janela, seleccione a pasta “Escritório” e clique no botão “Novo Item“.

A abrir o editor do Menu Principal

Na nova janela deverá preencher da seguinte maneira:

Nome: “Goot”

Comando: Clique no botão “Navegar”, procure o ficheiro “goot.jar” e clique no botão abrir. Se tudo correr bem, a caixa de texto ficará preenchida com o caminho desse ficheiro. Então deverá editar essa caixa de texto adicionando “java -jar ” ao início do texto (não se esqueça do espaço entre esse texto adicionado e o caminho do ficheiro). Para compreender melhor veja a imagem a seguir e, no caso de ainda ter dúvidas, não hesite em perguntar através do sistema de comentários deste blog!

Comentário: “Tradutor que utiliza a API do Google Translator”

A criar atalho

Clique no botão “OK” e depois em “Fechar“. E, a partir desse momento, já terá acesso ao Goot através do Menu Principal.


Referências:

Homepage do Goot;

Leia mais…

Post to Twitter

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários

Tentei instalar esse programa (Tradutor GOOT) no meu Netbook com Ubuntu Netbook Remix 10.04, mais apresenta erros de Java. E já foram instalados todos os pacotes java, assim como, os relacionados.

Olá Admin,

Agradeço em nome de todos que beneficiaram com este post. Instalei este utilitário em meu Desktop com Ubuntu 10.04 ficou uma maravilha. Porém, ao tentar instalar num Netbook Asus EeePC 1201N com Ubuntu Netbook Remix 10.04 não tive a mesma sorte. É mostrado um erro de java quando teclo o comando: "java -jar goot.jar". Já instalei o java e todos os pacotes relacionados com ele, mas não adianta. Será que o programa (Goot) não é compatível com essa versão do Ubuntu?

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes