Excelente visual do Conky, muito simples e produtivo

ConkyO Conky é uma excelente aplicação, extremamente leve e tão versátil que permite obter ambientes de trabalho bastante amigáveis. Apesar de ter todas estas características, ele tem um pequeno pormenor que, para muitos utilizadores, pode ser um grande inconveniente: a sua configuração é complicada. Ora neste artigo apresento uma pequeno configuração, feita pelo nosso co-autor do Ubuntued o Pedro Lobo,  que tem um resultado bastante bonito, como pode ver parcialmente na imagem à esquerda.


Como o blog do Ubuntued está a disponibilizar artigos de 10 em 10 dias sobre temas do Ubuntu, é normal que apareçam conteúdos relevantes que devem receber um destaque extra. O mais provável é esses conteúdos serem provenientes das configurações mais complicadas, nomeadamente do Conky.

Este artigo é exactamente resultado de um destaque merecido que este ficheiro de configuração produzido pelo Pedro Lobo deve ter! Já agora, convido-o a ler o artigo de amanhã que será um tema bastante interessante, que dá uso desta excelente configuração do Conky.

Conky simplista

Para poder obter um ambiente de trabalho com esta pequena funcionalidade que indica a hora, o dia e alguma informação relativa ao seu computador, precisa de ter o Conky instalado e o ficheiro de configuração relatado neste artigo. Por isso, se não tem o Conky instalado recomendo que leia este artigo:

Conky, o gestor de sistema para a área de trabalho

Depois de ter o Conky instalado, e antes de instalar esta configuração do Conky, deve antes instalar uma dependência que é a fonte utilizada. A instalação da fonte é muito simples e passa por abrir esta página e escolher a opção download. Depois de fazer download, abra o ficheiro e por cada ficheiro .ttf, dê duplo clique e na janela que abrir clique no botão “Instalar Fonte”.

A instalar fonte

Agora que tem a fonte instalada, pode finalmente instalar o ficheiro de configuração. Para ter o visual mostrado na imagem inicial apenas precisa de fazer download deste ficheiro e salvar com o nome que vem por padrão (ou seja, “.conkyrc” sem aspas) na sua Pasta Pessoal!


Edições extra

Não gosta da localização deste visual do Conky? A solução é muito simples e passa por editar o ficheiro de configuração que fez download. Tal como pôde concluir quando salvou o ficheiro, este está localizado na sua Pasta Pessoal, mas oculto. Assim, para ter acesso a ele, precisa de activar a vista de ficheiros ocultos no Nautilus (o explorador de ficheiros padrão do Ubuntu).

Recomendo que siga os passos a seguir, sequencialmente, de forma a ter exactamente o resultado pretendido.

  • Abra a sua Pasta Pessoal;
  • Faça a combinação de teclas CTRL+H;
  • Procure o ficheiro .conkyrc e dê duplo clique nele;
  • Irá aparecer uma janela a perguntar o que fazer. Deverá escolher a opção “Apresentar”;
  • Quando o Editor de texto estiver aberto, procure a linha com: alignment top_middle;

configuracao da posicao do conky

  • Para pôr no lado direito bastará trocar o “middle” para “right“. Se preferir para o lado esquerdo, troque para “left“;
  • Depois deverá fazer os ajustes necessários, conforme a resolução do seu monitor, nas linhas “gap_x” e “gap_y“.

Configuracao para o conky estar do lado direito

Leia mais…

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários

Olá Administrador deste blog,

Gostaria de avisar que o artigo está sobe a licença CC que é livre mas com uma condicionante apenas: ao replicar o conteúdo deve dizer de onde ele vem, ou seja, tem de ter o link a apontar para o conteúdo original.

Com os melhores cumprimentos,
Cláudio novais

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes